A pesquisa busca analisar como as contradições produzidas a partir da apropriação da educação integral por uma política de ensino em tempo integral se materializam no Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral no contexto da rede estadual da Bahia (2017-2022). Os resultados indicam que o Programa de Fomento EMTI intensifica um processo em curso de ressignificação da concepção de educação integral em direção à uma formação restrita, fragmentada e gerencial, produzindo um recuo em relação à perspectiva da educação integral emancipatória, materializado nas contradições produzidas por esta política em relação ao currículo, às condições de implementação das escolas de tempo integral e à avaliação e monitoramento.
Educação (em tempo) integral? Uma análise do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) frente às políticas de ensino de tempo integral da rede estadual da Bahia (2017-2022)
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Autor(es): Santos, Catarina Cerqueira de Freitas
- Local de publicação: Salvador
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UFBA (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36961/7/corrigida%202%20VERS%c3%83O%20FINAL%20TESE%20CATARINA%20CERQUEIRA%20DE%20FREITAS%20SANTOS.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 26/06/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 230 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição