Dissertação

Celular em sala de aula: e agora pode, professor(a)? Situações de aprendizagem de Língua Inglesa por meio dos letramentos digitais em uma escola pública de Lauro de Freitas/BA

Resumo

A pesquisa tem o objetivo de refletir sobre como as práticas de letramentos digitais por meio do uso do celular em sala de aula podem ou não contribuir para o engajamento e o ensino-aprendizagem de língua inglesa, por meio de uma abordagem (auto)etnográfica. Os resultados mostram que acesso às tecnologias ainda é um fator limitante, mas essa dificuldade tem diminuído entre os estudantes; o celular é visto como um facilitador da aprendizagem; o uso do celular não dispersou as aulas; pelo contrário, promoveu o engajamento, manteve o contato com os estudantes e facilitou a metodologia da sala de aula invertida, ajudando a recuperar conteúdos não assimilados durante a pandemia.

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.


Sobre o documento