A pesquisa tem o objetivo de refletir sobre como as práticas de letramentos digitais por meio do uso do celular em sala de aula podem ou não contribuir para o engajamento e o ensino-aprendizagem de língua inglesa, por meio de uma abordagem (auto)etnográfica. Os resultados mostram que acesso às tecnologias ainda é um fator limitante, mas essa dificuldade tem diminuído entre os estudantes; o celular é visto como um facilitador da aprendizagem; o uso do celular não dispersou as aulas; pelo contrário, promoveu o engajamento, manteve o contato com os estudantes e facilitou a metodologia da sala de aula invertida, ajudando a recuperar conteúdos não assimilados durante a pandemia.
Celular em sala de aula: e agora pode, professor(a)? Situações de aprendizagem de Língua Inglesa por meio dos letramentos digitais em uma escola pública de Lauro de Freitas/BA
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2024
- Autor(es): França, Leila Patrícia Bispo dos Santos
- Local de publicação: Salvador
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura - Instituto de Letras - Universidade Federal da Bahia (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/40278/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20vers%c3%a3o%20final%20Leila%20Patricia%20B%20dos%20S%20Franca.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 14/02/2025
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 179 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados