O estudo tem por objetivo identificar as principais críticas, positivas e negativas, conferidas à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (NEEPEI) que possam justificar a necessidade da atualização proposta pelo Ministério da Educação, com base na realização de um balanço da produção científica publicado por pesquisadores da área entre os anos de 2010 e 2020. As análises mostram que, na literatura científica, as críticas negativas são parcialmente incorporadas ao novo texto da política divulgado em setembro de 2020, ao mesmo tempo que as críticas positivas com relação à PNEEPEI foram ignoradas no novo documento.
Balanço da produção cientifica sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2010-2020)
Resumo
Composiçao(in)
Política de educação especial: considerações sobre público-alvo, formação de professores e financiamento
Composiçao(in)
O Plano Nacional de Educação (2014-2024) e a garantia de um sistema educacional inclusivo: possibilidade ou utopia
Composiçao(in)
A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2007-2018): desafios para a constituição de Sistemas educacionais inclusivos no Brasil
Composiçao(in)
Política de educação especial: considerações sobre público-alvo, formação de professores e financiamento
Composiçao(in)
O Plano Nacional de Educação (2014-2024) e a garantia de um sistema educacional inclusivo: possibilidade ou utopia
Composiçao(in)
A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2007-2018): desafios para a constituição de Sistemas educacionais inclusivos no Brasil
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Ribeiro, Luana Leal | Silva, Renata Maldonado da | Martínez, Silvia Alicia
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
- Identificadores: ISSN 0102-4698
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/edur/a/8SZrJsqtdjNqgDdXFFs6d9N/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 08/08/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 26 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição