A pesquisa busca identificar e analisar como os professores de ciências que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ponte Nova, incluem a Lei n° 10.639/03 e a educação para as relações étnico-raciais em sua práxis docente. Os resultados mostram que a institucionalização e cumprimento sistemático da lei ainda não é uma realidade na rede. Constata-se que o ensino de ciências é caracterizado pela ausência da inserção e articulação das temáticas referentes a educação para as relações étnico-raciais tanto pelo currículo, quanto pela prática docente. Essas lacunas estão relacionadas à ausência de conteúdos voltados à discussão no currículo e no livro didático.
A implementação da Lei 10.639/03 nas escolas da rede municipal de Ponte Nova - MG: uma análise através da prática docente no ensino de Ciências
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Composiçao(in)
Lei 10.639/03: a atuação das Secretarias Municipais de Educação no ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira
Composiçao(in)
A Lei 10.639/03 e a prática docente de História na Educação Básica
Composiçao(in)
Caminhos para uma Educação Antirracista | Guia de atividades
Composiçao(in)
A boniteza da implementação da Lei 10.639/03 no ensino de química esperançando criticamente superar os estigmas étnico-raciais do ambiente escolar
Composiçao(in)
Lei 10.639/03: a atuação das Secretarias Municipais de Educação no ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira
Composiçao(in)
A Lei 10.639/03 e a prática docente de História na Educação Básica
Composiçao(in)
Caminhos para uma Educação Antirracista | Guia de atividades
Composiçao(in)
A boniteza da implementação da Lei 10.639/03 no ensino de química esperançando criticamente superar os estigmas étnico-raciais do ambiente escolar
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Chagas, Milena Fernandes
- Local de publicação: Ouro Preto
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação. Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Universidade Federal de Ouro Preto (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufop.br/server/api/core/bitstreams/6a9f845b-3979-454b-8191-b6bf0661c4e1/content
- Data de Acesso à Fonte: 14/08/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 198 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados