O artigo busca analisar as propostas de política educacional em gestão escolar dos governos de 11 municípios de diferentes regiões do país e discutir a racionalidade dessas novas formas de organização e gestão. A análise das propostas de reforma da gestão escolar foi pautada pelo questionamento que fazem à democracia, ao centralismo, à qualidade do ensino e ao papel dos professores e dos outros atores educativos. Para a autora, pensar a gestão escolar significa estabelecer uma ligação entre a gestão política, a administrativa e a pedagógica, ou seja, a gestão escolar não começa nem termina nos estabelecimentos escolares.
A gestão escolar: um campo minado... Análise das propostas de 11 municípios brasileiros
Resumo
Composiçao(in)
Educação & Sociedade
Composiçao(in)
Participação na gestão democrática: a percepção dos secretários escolares da rede pública estadual - um olhar para Rondonópolis
Composiçao(in)
Vozes convergentes para a construção da gestão democrática: discursos de políticas educacionais e suas implicações na cultura escolar
Composiçao(in)
A pesquisa sobre gestão democrática na escola básica no período de (2018-2021): estudo de teses e dissertações publicadas na BDTD
Composiçao(in)
Educação & Sociedade
Composiçao(in)
Participação na gestão democrática: a percepção dos secretários escolares da rede pública estadual - um olhar para Rondonópolis
Composiçao(in)
Vozes convergentes para a construção da gestão democrática: discursos de políticas educacionais e suas implicações na cultura escolar
Composiçao(in)
A pesquisa sobre gestão democrática na escola básica no período de (2018-2021): estudo de teses e dissertações publicadas na BDTD
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/1999
- Autor(es): Krawczyk, Nora Rut
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4626
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/es/a/7Sm6JNKBy75kdpW6tFyS4fP/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 21/06/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 38 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial