O artigo realiza um estudo das análises teóricas sobre a influência do modelo empresarial no funcionamento do sistema educacional brasileiro, desde os anos da ditadura militar, e considera que as experiências práticas de gestão democrática da educação básica realizadas em administrações municipais de caráter democrático-popular necessitam ser avaliadas e expandidas para que se materializem as concepções avançadas de educação desenvolvidas pelos setores progressistas que são assimiladas e ressignificadas pelos grupos hegemônicos que atuam nas três instâncias de poder político e administrativo federal, estadual e municipal.
A dialética entre a concepção e a prática da gestão democrática no âmbito da Educação Básica no Brasil
Resumo
Composiçao(in)
Educação & Sociedade
Composiçao(in)
Participação na gestão democrática: a percepção dos secretários escolares da rede pública estadual - um olhar para Rondonópolis
Composiçao(in)
Vozes convergentes para a construção da gestão democrática: discursos de políticas educacionais e suas implicações na cultura escolar
Composiçao(in)
A pesquisa sobre gestão democrática na escola básica no período de (2018-2021): estudo de teses e dissertações publicadas na BDTD
Composiçao(in)
Educação & Sociedade
Composiçao(in)
Participação na gestão democrática: a percepção dos secretários escolares da rede pública estadual - um olhar para Rondonópolis
Composiçao(in)
Vozes convergentes para a construção da gestão democrática: discursos de políticas educacionais e suas implicações na cultura escolar
Composiçao(in)
A pesquisa sobre gestão democrática na escola básica no período de (2018-2021): estudo de teses e dissertações publicadas na BDTD
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/1999
- Autor(es): Rosar, Maria de Fatima Felix
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4626
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/es/a/J6qPc97dwvJyWC9LmPBbr5p/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 21/06/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 12 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial