Artigo

Repercussões da pandemia da covid-19 em crianças do Ensino Fundamental

Resumo

O estudo busca conhecer as questões emocionais e comportamentais vivenciadas pelas crianças durante o período da pandemia da Covid-19, conforme a percepção dos pais. Buscou-se identificar as necessidades emocionais e psicológicas das crianças em idade escolar, matriculadas no Ensino Fundamental I, com idades entre seis e dez anos, de duas escolas privadas de um município do Vale do Caí/RS. Os resultados mostram que as crianças estiveram sujeitas a desenvolver ansiedade, entre outros comportamentos acionados pelo distanciamento social, tais como tristeza, agressividade e medo. Porém estratégias de promoção da saúde e diálogos familiares colaboraram para a saúde mental das crianças.


Sobre o documento

  • Título original: Repercussions of the COVID-19 pandemic on elementary school children
  • Data de publicação: 12/2022
  • Autor(es): Romanzini, Andréia Vedana | Botton, Letícia Thomasi Jahnke | Vivian, Aline Groff
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0103-1104
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/sdeb/a/kmWd9D7RhQGbZdLZzGMwWHD/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 07/02/2025
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 16 páginas
  • Edição: V. 46, Número especial 5
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição