O estudo busca conhecer as questões emocionais e comportamentais vivenciadas pelas crianças durante o período da pandemia da Covid-19, conforme a percepção dos pais. Buscou-se identificar as necessidades emocionais e psicológicas das crianças em idade escolar, matriculadas no Ensino Fundamental I, com idades entre seis e dez anos, de duas escolas privadas de um município do Vale do Caí/RS. Os resultados mostram que as crianças estiveram sujeitas a desenvolver ansiedade, entre outros comportamentos acionados pelo distanciamento social, tais como tristeza, agressividade e medo. Porém estratégias de promoção da saúde e diálogos familiares colaboraram para a saúde mental das crianças.
Repercussões da pandemia da covid-19 em crianças do Ensino Fundamental
Resumo
Sobre o documento
- Título original: Repercussions of the COVID-19 pandemic on elementary school children
- Data de publicação: 12/2022
- Autor(es): Romanzini, Andréia Vedana | Botton, Letícia Thomasi Jahnke | Vivian, Aline Groff
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Editora)
- Identificadores: ISSN 0103-1104
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/sdeb/a/kmWd9D7RhQGbZdLZzGMwWHD/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 07/02/2025
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Edição: V. 46, Número especial 5
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição