Artigo

Os celulares, os professores e os alunos: desafios para a elaboração de um outro contrato pedagógico

Resumo

Na sociedade digital, os celulares são parte do cotidiano, frequentemente presentes também na escola. Este artigo reflete sobre o papel dos professores do Ensino Médio na utilização pedagógica dos celulares e aponta a necessidade de contratos pedagógicos para o uso adequado. Foram analisados 17 artigos acadêmicos que estudaram a contribuição desses dispositivos no Ensino Médio, concluindo que, embora úteis pedagogicamente, os celulares também podem dispersar a concentração e incentivar o ciberbullying.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2024
  • Autor(es): Zuin, Antônio Álvaro Soares | Ferreira, Damiana Andreia
  • Local de publicação: Bahia
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2178-2679
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12214/8477
  • Data de Acesso à Fonte: 14/02/2025
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 21 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição