Artigo

Formação política do adolescente no Ensino Médio: a contribuição da filosofia

RESUMO

O trabalho parte da premissa de que a finalidade intrínseca da educação é a construção dos homens como sujeitos autônomos e que o Ensino Médio é mediação privilegiada do processo educacional para a constituição da identidade dos adolescentes, contribuindo, assim, para a construção de sua autonomia. No âmbito das mediações curriculares do Ensino Médio, a Filosofia tem papel relevante a desempenhar, encontrando sua legitimação última ao comprometer-se com a busca do sentido da existência humana.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 04/2010
  • Autor(es): Severino, Antônio Joaquim
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UNICAMP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1980-6248
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n1/v21n1a05.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Edição: Volume 21; Número 1
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição