Artigo

Educação para a cidadania: questão colocada pelos movimentos sociais

RESUMO

Analisa-se a relação entre cidadania e educação das camadas populares, indagando se o conceito de cidadania pode infundir-se na educação dessas camadas e que possibilidades devem ficar claras para que surjam novos conceitos e práticas. Contradições mostram as possibilidades e os limites da educação como via preferencial de acesso à cidadania. Assim, geram-se novos conceitos cujos conteúdos projetam a emancipação social. Os movimentos sociais ampliam o horizonte da educação para além da cidadania.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2002
  • Autor(es): Ribeiro, Marlene
  • Local de publicação: Brasil
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-4634
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ep/v28n2/a09v28n2.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 22/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 16 páginas
  • Edição: volume 28 Número 2