Artigo

E a Educação Física? Narrativas de professores-pesquisadores sobre as aulas remotas em institutos federais

Resumo

A implementação do ensino remoto devido à pandemia da covid-19 trouxe uma nova realidade para as escolas. Este estudo analisou as experiências de professores-pesquisadores de Educação Física em institutos federais durante a pandemia. Utilizando a perspectiva freireana e a teoria social da aprendizagem, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e colaborativa com oito professores-pesquisadores. As narrativas autobiográficas geradas foram analisadas comparativamente, resultando em quatro temas principais: novos cenários e desafios; aproximação e colaboração entre pares; conexão com estudantes; e repensando as aulas de educação física. As experiências docentes envolveram respostas transformadoras às limitações do ensino remoto, considerando a escuta dos estudantes e a formação de grupos de estudos colaborativos.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Ferreira, Heidi Jancer | Miotto, Keila | Pereira, Juscélia Cristina | Lopes, Josué | Gontijo, Karla Queiroz | Pereira, Claudia Catarino | Klehm, Renata Beatriz | Santos, Wagner Edson
  • Local de publicação: Porto Alegre
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1982-8918
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/mov/a/k6tm8z9kjhvT7x3vyFsjHqq/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 07/02/2025
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 20 páginas
  • Edição: Volume 27
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição