A implementação do ensino remoto devido à pandemia da covid-19 trouxe uma nova realidade para as escolas. Este estudo analisou as experiências de professores-pesquisadores de Educação Física em institutos federais durante a pandemia. Utilizando a perspectiva freireana e a teoria social da aprendizagem, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e colaborativa com oito professores-pesquisadores. As narrativas autobiográficas geradas foram analisadas comparativamente, resultando em quatro temas principais: novos cenários e desafios; aproximação e colaboração entre pares; conexão com estudantes; e repensando as aulas de educação física. As experiências docentes envolveram respostas transformadoras às limitações do ensino remoto, considerando a escuta dos estudantes e a formação de grupos de estudos colaborativos.
E a Educação Física? Narrativas de professores-pesquisadores sobre as aulas remotas em institutos federais
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Ferreira, Heidi Jancer | Miotto, Keila | Pereira, Juscélia Cristina | Lopes, Josué | Gontijo, Karla Queiroz | Pereira, Claudia Catarino | Klehm, Renata Beatriz | Santos, Wagner Edson
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-8918
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/mov/a/k6tm8z9kjhvT7x3vyFsjHqq/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 07/02/2025
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Edição: Volume 27
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição