O artigo aborda o tema das desigualdades digitais e educacionais no Pará, analisando os dados socioeconômicos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O estudo compara o acesso ao ensino remoto nas redes pública e privada durante a pandemia de 2020. Destaca-se que a dependência de um único aparelho celular, a falta de um computador e a ausência de acesso à internet constituem fatores que dificultam o acesso ao ensino remoto, perpetuando desigualdades já existentes. Como conclusão, o artigo descreve as relações entre a posse de capital cultural objetivado e a qualidade do acesso às aulas remotas.
Divisão digital e desigualdades educacionais nas redes pública e privada: uma investigação com dados do Exame Nacional do Ensino Médio no estado do Pará
Resumo
Composiçao(in)
A constituição do escolar e sua desterritorialização: uma cartografia de escolas públicas do estado de Mato Grosso em tempos de pandemia
Composiçao(in)
Reflexões sobre uma educação quixotesca em um mundo pós-pandemia (ou como o processo de invenção de mundo de dom quixote nos ajuda a pensar alternativas educacionais)
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A constituição do escolar e sua desterritorialização: uma cartografia de escolas públicas do estado de Mato Grosso em tempos de pandemia
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Reflexões sobre uma educação quixotesca em um mundo pós-pandemia (ou como o processo de invenção de mundo de dom quixote nos ajuda a pensar alternativas educacionais)
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2024
- Local de publicação: Santa Maria
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Santa Maria (Editora)
- Identificadores: ISSN 1984-6444
- Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/73681/64649
- Data de Acesso à Fonte: 21/02/2025
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 23 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial