Artigo

Divisão digital e desigualdades educacionais nas redes pública e privada: uma investigação com dados do Exame Nacional do Ensino Médio no estado do Pará

Resumo

O artigo aborda o tema das desigualdades digitais e educacionais no Pará, analisando os dados socioeconômicos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O estudo compara o acesso ao ensino remoto nas redes pública e privada durante a pandemia de 2020. Destaca-se que a dependência de um único aparelho celular, a falta de um computador e a ausência de acesso à internet constituem fatores que dificultam o acesso ao ensino remoto, perpetuando desigualdades já existentes. Como conclusão, o artigo descreve as relações entre a posse de capital cultural objetivado e a qualidade do acesso às aulas remotas.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 12/2024
  • Autor(es): Silva, Vergas Vitória Andrade da | Ribeiro, Gustavo César de Macedo | Santos, Erick Henrique Lima
  • Local de publicação: Santa Maria
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Santa Maria (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1984-6444
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/73681/64649
  • Data de Acesso à Fonte: 21/02/2025
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 23 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial