Este artigo se baseia na polêmica das cotas para estudantes negros e indígenas na universidade, observando os discursos sobre ações afirmativas. Analisam-se 2 manifestos entregues por intelectuais brasileiros ao Congresso Nacional. O conceito de "ações afirmativas" é ambíguo: ao mesmo tempo em que é considerado uma medida racialista e desigual, é entendido como medida para desconstruir o racismo. Busca-se construir um panorama regional sobre a questão racial e as ações afirmativas na América Latina.
Disputas e diálogos em torno do conceito de "ações afirmativas" para o Ensino Superior no Brasil
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2014
- Autor(es): Sito, Luanda Rejane Soares
- Local de publicação: Bogotá
- Instituição(ões) relacionada(s): Pontificia Universidad Javeriana de la Compañía de Jesús (Editora)
- Identificadores: ISSN 0120-4807
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.org.co/pdf/unih/n77/n77a11.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 08/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 23 páginas
- Edição: Número 77
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição