Defende, no caso de discriminação racial em sala de aula envolvendo professor e aluno, que não basta punir o agressor, pois não se trata de conflito entre indivíduos, mas entre o Estado e parcela significativa da população brasileira. Tão ou mais importante do que punir comportamentos individuais é a necessidade de se ter políticas públicas e educacionais que assegurem eficácia ao princípio da igualdade racial. Mais do que combater a discriminação, é preciso promover a igualdade.
Discriminação racial nas escolas - entre a lei e as práticas sociais
Sobre o documento
- Data de publicação: 2002
- Autor(es): Silva Júnior, Hédio
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Representação da UNESCO no Brasil (Editora)
- Identificadores: ISBN 85-87853-80-5
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.ceert.org.br/publicacoes/2/discriminacao-racial-nas-escolas--entre-a-lei-e-as-praticas-sociais
- Data de Acesso à Fonte: 27/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Livro
- Tamanho: 96 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial