Artigo

Desenvolvimento profissional docente e Educação Básica na pandemia de Covid-19

Resumo

Este trabalho investiga a atuação e desenvolvimento profissional de professores brasileiros durante o ensino remoto emergencial na pandemia de Covid-19, considerando aspectos como condições de trabalho, aprendizado da docência e saúde mental. A pesquisa com uma amostra de 364 professores de Educação Básica no Brasil revela falta de experiência com ensino online e insuficiente apoio das instituições, no entanto os saberes didáticos tiveram um papel fundamental neste contexto. A formação complementar mostrou-se necessária e a saúde mental teve papel crucial no desenvolvimento profissional.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2023
  • Autor(es): Silva, Camila Lopes da | Santos, David Moisés Barreto dos
  • Local de publicação: Belo Horizonte
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0102-4698
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://dx.doi.org/10.1590/0102-469838326
  • Data de Acesso à Fonte: 07/02/2025
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 22 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição