Artigo

Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares

RESUMO

Artigo discute a ideia de que as disciplinas escolares estão sofrendo um processo de dissolução no currículo do Ensino Médio a partir das reformas curriculares e da noção de competências surgindo como contraponto à de disciplinas. Porém, deve-se considerar que as disciplinas estão ligadas à formação dos professores. Assim, evidenciam-se dificuldades em torno de práticas interdisciplinares, já que a disciplina escolar se configura, geralmente, como uma espécie de nicho que blinda as identidades docentes.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 04/2015
  • Autor(es): Petrucci-Rosa, Maria Inês | Ramos, Tacita Ansanello
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UNICAMP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0103-7307
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/pp/v26n1/0103-7307-pp-26-01-0141.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 12/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 20 páginas
  • Edição: Volume 26; Número 1 (76)
ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.