A pesquisa busca compreender as vivências escolares de jovens alunos da Vila da Luz, periferia de Belo Horizonte, marcada pela violência, insegurança pública e exclusão social. Examinou-se como as vivências fora da escola influenciam o cotidiano e comportamento dos alunos. Busca-se compreender como os alunos constroem suas identidades, tendo a violência como pano de fundo. Aprofundaram-se questões quanto à educação e subjetividade sob a ótica dos autores Anthony Giddens, Norbert Elias, dentre outros.
As marcas da violência na constituição da identidade de jovens da periferia
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2001
- Autor(es): Araújo, Carla
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4634
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ep/v27n1/a10v27n1.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 07/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Edição: Volume 27; Número 1
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição