O estudo problematiza a proposição nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e analisa os sentidos que adquirem o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia na sociedade atual. Com base nos referenciais da Teoria Crítica da Sociedade, questiona se há possibilidade de concretização de uma educação voltada à autonomia intelectual e moral dos indivíduos. Conclui que tais propostas não devem ser tomadas de forma instrumental, sob pena de perderem sentido e potencialidade.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as proposições sobre trabalho, ciência, tecnologia e cultura: reflexões necessárias
Sobre o documento
- Data de publicação: 09/2014
- Autor(es): Colontonio, Eloise Medice | Silva, Monica Ribeiro da
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1413-2478
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v19n58/05.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 24/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Edição: Volume 19; Número 58
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição