Artigo

Ansiedade, afeto negativo e estresse de docentes em atividade remota durante a pandemia da covid-19

Resumo

A pesquisa busca analisar, em duas fases, o sofrimento psicológico de professores da Educação Básica foram analisados em função da quantidade de trabalho remoto, do gênero, da quantidade de trabalho doméstico e da experiência prévia. Os resultados mostram que o trabalho remoto emergencial produziu efeitos na Ansiedade-estado, Afeto negativo e Estresse percebido. Mulheres apresentam maiores respostas que homens, um efeito mediado principalmente pela quantidade de trabalho doméstico realizada pela professora.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Troitinho, Maria da Conceição Ribeiro | Silva, Ivonilce Brelaz da | Sousa, Maiana Maia | Santos, Adriana Damascena da Silva | Maximino, Caio
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1981-7746
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/tes/a/W93PH7nPTTMtYpDDC3bZXTR/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 07/02/2025
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 20 páginas
  • Edição: Volume 19
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição