Artigo

Ambiente de aprendizagem em casa e o desenvolvimento cognitivo na educação infantil

Resumo

O artigo explora o conceito de Ambiente de Aprendizagem em Casa (AAC) e seu potencial para compreender desigualdades no desenvolvimento cognitivo de crianças no início da escolarização obrigatória, no Brasil, a partir de dados de um estudo longitudinal com 2.716 crianças de 4 a 5 anos em 46 escolas públicas municipais (2017-2018). Destaca-se a importância desses achados para políticas públicas de apoio às famílias e o impacto da pandemia nas desigualdades educacionais.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2022
  • Autor(es): Koslinski, Mariane Campelo | Gomes, Renata Corrêa | Rodrigues, Blenda Luize Chor | Andrade, Felipe Macedo de | Bartholo , Tiago Lisboa
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-4626
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/ES.249592
  • Data de Acesso à Fonte: 07/02/2025
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 24 páginas
  • Edição: Volume 43
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição