O artigo explora o conceito de Ambiente de Aprendizagem em Casa (AAC) e seu potencial para compreender desigualdades no desenvolvimento cognitivo de crianças no início da escolarização obrigatória, no Brasil, a partir de dados de um estudo longitudinal com 2.716 crianças de 4 a 5 anos em 46 escolas públicas municipais (2017-2018). Destaca-se a importância desses achados para políticas públicas de apoio às famílias e o impacto da pandemia nas desigualdades educacionais.
Ambiente de aprendizagem em casa e o desenvolvimento cognitivo na educação infantil
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Koslinski, Mariane Campelo | Gomes, Renata Corrêa | Rodrigues, Blenda Luize Chor | Andrade, Felipe Macedo de | Bartholo , Tiago Lisboa
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4626
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/ES.249592
- Data de Acesso à Fonte: 07/02/2025
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Edição: Volume 43
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição