Este artigo tem como objetivo fazer a revisão bibliográfica de alguns dos estudos clássicos sobre as relações raciais no Brasil. A revisão engloba o período do início dos anos 30 do século XX até os trabalhos mais recentes, que têm em comum o fato de caracterizarem a discriminação racial como fator importante para a manutenção das desigualdades raciais, reunindo argumentos que fundamentam as reflexões quanto à necessidade da adoção de políticas de ação afirmativa no Brasil, bem como os argumentos que consideram que a pobreza e a desigualdade são os fatores principais que contribuem para a marginalização do negro. Passar a limpo tais teorias e conceitos constitui contribuição significativa para dar efetividade às Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.
A educação para as relações étnico-raciais e os estudos sobre racismo no Brasil
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2016
- Autor(es): Silva, Roberto da | Tobias, Juliano da Silva
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/125167
- Data de Acesso à Fonte: 11/09/2019
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 23 páginas
- Edição: Número 65
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial