Artigo

Disputas e diálogos em torno do conceito de "ações afirmativas" para o Ensino Superior no Brasil

RESUMO

Este artigo se baseia na polêmica das cotas para estudantes negros e indígenas na universidade, observando os discursos sobre ações afirmativas. Analisam-se 2 manifestos entregues por intelectuais brasileiros ao Congresso Nacional. O conceito de "ações afirmativas" é ambíguo: ao mesmo tempo em que é considerado uma medida racialista e desigual, é entendido como medida para desconstruir o racismo. Busca-se construir um panorama regional sobre a questão racial e as ações afirmativas na América Latina.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 06/2014
  • Autor(es): Sito, Luanda Rejane Soares
  • Local de publicação: Bogotá
  • Instituição(ões) relacionada(s): Pontificia Universidad Javeriana de la Compañía de Jesús (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0120-4807
  • Fonte: http://www.scielo.org.co/pdf/unih/n77/n77a11.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 08/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 23 páginas
  • Edição: Número 77
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição