PALAVRA-CHAVE BUSCADA
36274 resultados encontradosTipo de Documento
ITENS DO OBSERVATÓRIO
TEMAS
- Estrutura organizacional e políticas públicas
- Avaliação
- Práticas educativas
- Equidade
- Modalidades e níveis de ensino
- Clima e ambiente escolar
- Fatores extraescolares
- Currículo
- Juventudes
- Finanças
- Recursos humanos
- Formação
- Diversidade
- Deficiência
- gênero
- educação especial
- Ensino privado
- Jogos
- Mediação cultural
- Museu
- Pessoas trans
- Relações étnico-raciais
- tecnologias digitais
Alunos inseguros na escola por conta da aparência, diz pesquisa
- 16/05/2025
- Radar de Imprensa
Pesquisa revela que quase todos os estudantes já se sentiram inseguros com a aparência na escola — e muitos escondem isso dos pais | Foto: Imagem ilustrativa/Canva Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?", pergunta a madrasta no clássico conto de Branca de Neve. Quando o espelho responde que sim, ela entra em crise e tenta eliminar sua ri...
Efeitos do Ensino Médio em Tempo Integral sobre os Indicadores Educacionais dos Alunos
- 2025
- CEDOC
Este estudo investigou o impacto do Ensino Médio Integral no desempenho educacional, focando no ENEM e no acesso ao Ensino Superior. Considerou alunos que cursaram o EMI a partir de 2017, observando resultados positivos nas notas e matrículas no ES. O efeito se manteve robusto comparando com alunos de ensino regular.
Efeitos do ensino médio em tempo integral sobre o emprego formal, as matrículas no ensino superior e técnico nos municípios
- 2025
- CEDOC
Neste artigo, pesquisadores investigam os impactos da adesão ao ensino integral no ensino médio em municípios selecionados, considerando os indicadores econômicos e educacionais. Resultados mostram efeitos positivos sobre o acesso ao ensino superior, especialmente em instituições públicas e para alunos cotistas, e na geração de empregos formais. Uma expans...
Monitoramento e avaliação de políticas de Educação Integral em territórios de comunidades tradicionais
- 2025
- CEDOC
Material de Apoio à Formulação e Implementação de Políticas Municipais de Educação Integral em Tempo Integral
- 2025
- CEDOC
O Material de Apoio à Formulação e Implementação de Políticas Municipais de Educação Integral em Tempo Integral, elaborado pelo Centro de Referências em Educação Integral, é um guia prático destinado a auxiliar gestores e equipes das secretarias municipais de educação no desenvolvimento ou aprimoramento de políticas de educação integral. Inspirado pelo Prog...
Parecer orientativo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica
- 2025
- CEDOC
O Parecer orientativo foi organizado pelo Conselho Nacional de Educação em colaboração com o Ministério da Educação para esclarecer dúvidas sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, conforme Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024. As principais dúvidas esclarecidas no documento incluem questõ...
Parecer homologado: parâmetros nacionais para a oferta dos itinerários formativos
- 2025
- CEDOC
O Conselho Nacional de Educação (CNE) define os Parâmetros Nacionais para a Oferta de Itinerários Formativos de Aprofundamento no Ensino Médio, conforme o art. 36, § 2º-B da LDB, Lei nº 9.394/1996, e art. 40 da Resolução CNE/CEB nº 2/2024. A Lei nº 14.945/2024 introduziu mudanças na LDB, visando a melhora contínua da Educação Básica. As subcomissões formadas...
Jornada de Educação Inclusiva discute mudanças para garantir inclusão nas escolas
- 15/05/2025
- Radar de Imprensa
O aumento significativo da prevalência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos últimos anos tem exigido de escolas mudanças para garantir o acolhimento e a inclusão. Segundo o neurocientista Fernando Lauria, dados recentes do CDC, órgão americano responsável por estudos epidemiológicos, apontam que a incidência de TEA nos Estados Unidos é de 1 para 31 n...
Enem já cobrou reflexões sobre inteligência artificial; você consegue acertar a questão?
- 15/05/2025
- Radar de Imprensa
As IAs (inteligências artificiais) têm se tornado um dos temas centrais das transformações tecnológicas, sociais e econômicas do século 21. Dos algoritmos que organizam conteúdos em redes sociais a sistemas de diagnóstico médico , seu uso crescente levanta debates sobre ética, privacidade, desigualdade e relações de trabalho. E esse debate também já chego...
Programa de Lula para formar professores não consegue preencher quase metade das vagas
- 15/05/2025
- Radar de Imprensa
São Paulo O Ministério da Educação conseguiu preencher apenas pouco mais da metade das bolsas ofertadas no Pé-de-Meia Licenciaturas. Lançado neste ano, o programa iria pagar o incentivo para 12 mil estudantes, mas apenas 6.532 inscritos alcançaram os requisitos para receber o benefício. Folha Estudantes Um guia semanal para quem precisa planejar os estudos...
Educação brasileira ainda sofre com efeitos da pandemia
- 15/05/2025
- Radar de Imprensa
A pandemia afetou a educação brasileira de diferentes formas, comprometendo a aprendizagem em níveis preocupantes. A expectativa era que a situação escolar voltasse ao normal com a retomada da rotina, porém, isso não ocorreu. A realidade estudantil nacional ainda é considerada crítica. O estudo Aprendizagem na Educação Básica: Situação Brasileira no Pós-Pand...
Edital do MEC seleciona experiências de educação em tempo integral
- 15/05/2025
- Radar de Imprensa
Inovações em Educação por Redação 14 de maio de 2025 Estão abertas, até 16 de maio, as inscrições para o Edital de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral, iniciativa do MEC (Ministério da Educação) em parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), por meio do grupo de pesquisa TEIA – Territórios, Educação Integral e C...
Fies 2025: MEC divulga lista de espera das vagas remanescentes
- 15/05/2025
- Radar de Imprensa
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (15) o resultado da lista de espera das vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2025. Segundo o MEC, a chamada dos candidatos pré-selecionados ocorre até 22 de maio e pode ser consultada no Portal Único de Acesso ao Ensin...
Alunos com nota alta no Enem poderão entrar na universidade sem terminar o ensino médio
- 14/05/2025
- Radar de Imprensa
Um Projeto de Lei apresentado na Câmara dos Deputados quer autorizar o ingresso a universidades a estudantes com um alto desempenho acadêmico, mas que ainda não concluíram o ensino médio. A matéria foi debatida nesta terça-feira (13), na Comissão de Educação da Casa. Marcello Casal Jr/Agência Brasil Alunos com nota alta no Enem poderão entrar na universidad...
Novo ensino médio: resolução traz parâmetros para implementação dos itinerários formativos
- 14/05/2025
- Radar de Imprensa
Documento foi publicado no Diário Oficial da União e determina que os parâmetros sejam implementados em todo o País; veja principais pontos Novo ensino médio: resolução traz parâmetros para implementação dos itinerários formativos Resumo O CNE publicou uma resolução no Diário Oficial da União com parâmetros nacionais para implementar os itinerários format...
Fies: Entenda as condições de financiamento e requisitos para inscrição
- 14/05/2025
- Radar de Imprensa
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação que oferece financiamento para cursos superiores em instituições privadas, permitindo que o estudante pague a mensalidade após a conclusão do curso, com juros reduzidos ou até mesmo zerados. Quem pode se inscrever no Fies 2025? Estudantes que tenham participado do Enem a par...
Maioria dos aprovados na primeira fase da Fuvest diz ler jornais, aponta Datafolha
- 14/05/2025
- Radar de Imprensa
São Paulo O hábito de ler jornais está presente na vida da maioria dos estudantes que são aprovados na primeira fase de provas da Fuvest, o vestibular mais concorrido do país. A etapa é parte do processo seletivo para ingressar na USP (Universidade de São Paulo). Pesquisa Datafolha aponta que 64% dos estudantes que obtiveram classificação para a etapa segu...
Tudo sobre o Enem: como é a prova, critérios de correção e outras dúvidas
- 14/05/2025
- Radar de Imprensa
São Paulo Criado em 1998 para medir a qualidade do ensino médio no Brasil, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se tornou a principal forma de acesso ao ensino superior no país. E, para se dar bem na prova, o primeiro passo é conhecê-la. A seguir, reunimos as respostas para algumas perguntas dos candidatos, ajudando a entender o que esperar do exame e a...
Há 16 anos, Enem se tornava um vestibular nacional; é hora de mudar?
- 14/05/2025
- Radar de Imprensa
São Paulo Há 16 anos, uma medida implementada pelo Ministério da Educação transformou o acesso ao ensino superior no Brasil, impactando a rotina de estudantes, o planejamento de colégios e cursinhos e as possibilidades de quem se prepara para entrar em uma faculdade. O Enem, exame que mensurava a qualidade do ensino médio no país, virava então um vestibular...
Mesmo com 900 mil autistas em salas comuns, escolas não têm protocolo seguro para lidar com episódios de agressividade
- 14/05/2025
- Radar de Imprensa
Em apenas dois anos, entre 2022 e 2024, o número de alunos com autismo matriculados em escolas comuns mais do que dobrou no Brasil: saltou de 405 mil para 884,4 mil , mostram os dados do Censo Escolar, divulgados em abril pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O avanço da inclusão, previsto em lei, obviamente t...