Ilustração
Desafio: Conheça ações que melhoraram a convivência e o clima escolar

Diminuição do absenteísmo docente

Resumo da solução

Havia uma forte cultura de absenteísmo de professores na escola Monsenhor Furtado, no município de Meruoca (CE), o que prejudicava as atividades pedagógicas. A equipe gestora criou uma avaliação mensal baseada em critérios de frequência e pontualidade, entre outros. O primeiro passo foi uma conversa com os professores para conscientizá-los de seu papel na formação dos alunos. Ao final do ano, os docentes com melhores resultados passaram a ser homenageados perante a comunidade escolar. De imediato, houve uma mudança de comportamento, e o absenteísmo caiu pela metade já no primeiro ano do projeto. 

 

 

Depoimento completo:

 

Havia em nossa escola uma forte cultura de absenteísmo dos professores, o que causava grande prejuízo pedagógico, afetando o andamento das atividades diárias. Esse quadro levou o Grupo Gestor a buscar uma ação que, por meio de critérios avaliativos, valorizasse a assiduidade dos docentes. Era preciso, no entanto, que o corpo docente se conscientizasse da necessidade de mudanças.
O Grupo Gestor elaborou o projeto e realizou uma reunião com os professores, mostrando um levantamento sobre os altos índices de infrequência e como esse problema atingia negativamente o processo de ensino-aprendizagem. Na mesma reunião, foi apresentada a proposta e ficou decidido que iniciaríamos a implementação.
Nossa prática consiste na avaliação mensal de cada professor com base em seis critérios: frequência, pontualidade, cumprimento de prazos, presença em eventos e reuniões, coordenação e participação em projetos pedagógicos. Ao final de um ciclo, geralmente um ano letivo, os 15 professores com as melhores pontuações são homenageados e retratados em banners durante um evento de premiação apresentado à comunidade escolar.
Um aspecto fundamental da proposta é sensibilizar os professores mostrando a importância do papel de cada um dentro da instituição e na vida dos estudantes, a fim de garantir que o projeto não seja confundido com um instrumento de fiscalização dos docentes ou engessamento de sua atuação.
Os professores compreenderam que o desafio era voltado para a melhoria da qualidade de ensino da escola . Em seguida, foi criada uma comissão para traçar a implementação da prática, formada pelo núcleo gestor, os professores e estudantes.
Membros da secretaria e do multimeios ajudaram no desenvolvimento das tarefas necessárias. Contamos com recursos tecnológicos, como notebook, para alimentação das planilhas de resultados, uso de toner e papel para a impressão dos materiais.
De imediato, houve uma mudança de comportamento, com a ideia de competição saudável entre os professores em relação aos quesitos avaliativos. A melhoria em relação ao absenteísmo foi significativa. Antes da prática, mensalmente, 10 professores faltavam às aulas. Depois, o número caiu para 5 já na primeira edição do projeto, o que proporcionou à escola o reconhecimento do MEC como uma das instituições que estão no caminho da Inovação e da Criatividade na Educação Básica. Em 2017, participamos de seminário de educadores realizado em São Paulo para apresentar tal prática.

A mudança já está se enraizando na cultura da escola. Pretendemos aprimorar o projeto para torná-lo cada vez mais atraente para os professores. Assim, conseguiremos fazer com que a escola também avance continuamente nos resultados de aprendizagem dos estudantes.
Aprendemos que, quando motivados, os professores rendem muito mais. Descobrimos que os estudantes revelam importantes contribuições para o fazer pedagógico e a sistematização do acompanhamento dos processos docentes torna o ensino mais eficaz.
Escolas com problemas de absenteísmo de professores podem implementar prática semelhante. Além das etapas citadas, ressaltamos que é importante apresentar o problema e todos os fatores relacionados com base em evidências, por meio de gráficos ou dados visuais, fazendo a ligação com o processo ensino-aprendizagem da escola.


Depoimento por: Raimundo Sampaio Sales (coordenador escolar)
Instituição: E. E. M. Monsenhor Furtado )

TEMAS TRABALHADOS:

Clima escolar

Para saber mais sobre o tema:

Esta solução faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar do Ceará (2019)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?