Debates sobre ética e cidadania
Resumo da solução
A partir da observação do comportamento dos alunos, professores da escola Deputado Pinheiro Machado, no município de Cocal (PI), sentiram a necessidade de promover um debate sobre ética e conduta nos relacionamentos interpessoais dentro e fora da escola. Foram realizados experimentos e atividades variadas que ensejaram debates nas salas de aulas. O resultado foi positivo: os estudantes compreenderam o significado de serem sujeitos ativos na construção de valores éticos e morais adequados à cultura social em que estão inseridos.
Depoimento completo:
Nossa ação nasceu da necessidade de provocar em nossos estudantes a reflexão sobre a relação e o comprometimento interpessoais para desenvolver uma consciência ética e de cidadania. A ideia foi apresentada pelas docentes das áreas de Sociologia e Educação Física, que constataram, a partir da observação do comportamento dos estudantes, a importância de abrir uma discussão sobre as consequências das atitudes baseadas no senso comum e não na consciência moral de cada um, abordando temas do cotidiano além dos muros da escola, que nem sempre são compartilhados de forma democrática no ambiente escolar.
O projeto foi realizado em setembro de 2018 com os estudantes do 3º ano do turno vespertino. Começamos trabalhando conteúdos referentes a ética, moral e cidadania com recursos teóricos que exigiam a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento. Depois organizamos uma mesa no pátio da escola com 101 unidades de bombons vendidos a R$ 1,00 real cada, ao lado de uma caixa onde deveriam ser feitos os pagamentos.
Os estudantes foram orientados a não supervisionar o experimento, pois somente no final das vendas seria contabilizado o valor arrecadado, que seria totalmente destinado à compra de presentes para serem doados a crianças carentes de nossa cidade. Eles foram instigados a agir de acordo com seus princípios éticos e morais. O valor acumulado foi de R$ 66,00 do total de R$ 101,00. Dentro da caixa foram encontradas notas de R$ 2,00 desenhadas em folha de caderno.
Na apresentação dos resultados, as professoras voltaram a abordar as questões éticas e morais, mostrando que seus preceitos são historicamente construídos pelo processo de mudança em diferentes épocas e sociedades. Entretanto, a tomada de decisão sem o uso da consciência moral pode implicar a supressão das garantias à cidadania.
Passamos então à realização de uma campanha que obteve a doação de 50 brinquedos, mobilizando toda a comunidade. Com o dinheiro arrecadado, complementamos o kit com doces e levamos os presentes para as instituições Semente da Paz e Apae, ocasião em que os estudantes fizeram brincadeiras, apresentaram danças, proporcionando muita diversão às crianças.
A experiência fez com que os estudantes compreendessem o significado de serem sujeitos ativos na construção de valores éticos e morais adequados à cultura social em que estão inseridos. Eles perceberam que a cidadania vai além da luta pelos seus direitos e deveres, envolvendo outras perspectivas – por exemplo, a importância que o desenvolvimento de condições físicas, psíquicas, cognitivas, ideológicas, científicas e culturais exerce na conquista de uma vida digna e saudável para todas as pessoas.
“Aprendi demais. É gratificante ajudar o próximo com danças e brincadeiras que proporcionam alegria às crianças carentes”, relatou um estudante. “Foi uma satisfação participar desse projeto, que culminou com um ato de solidariedade”, disse outro.
Entendemos que ações dessa magnitude precisam ser exploradas no ambiente escolar. Assim, a escola assume o papel de agente transformador da realidade social e cultural com uma formação na qual os estudantes fazem parte do processo de ensino-aprendizagem.
Depoimento por: Alcí Márcio de Brito Silva Júnior (gestor), Maria de Jesus Oliveira Silva (coordenadora pedagógica), Alciene Fontenele Araújo Neres e Nycolle Cardoso Sousa Rodrigues (professoras)
Instituição: U. E. DEPUTADO PINHEIRO MACHADO )
TEMAS TRABALHADOS:
Clima escolar
Para saber mais sobre o tema:
Esa solução faz parte do Caderno de Boas Praticas em Gestão Escolar do Piauí (2018)
QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO
Ela está bem explicada?
Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?
Esta solução foi útil para você?