Desafio
Possíveis causas
É importante antes de buscar soluções para a evasão escolar refletir sobre suas causas, que tendem a ser múltiplas. As estatísticas educacionais mostram que há grupos em maior risco, e períodos em que o problema é mais crítico. No ensino médio, por exemplo, as maiores taxas de evasão são verificadas no 1º ano, quando, em muitas redes, além da transição do fundamental para o médio, há também a transição de um estabelecimento municipal para um estadual. Ações que deem especial atenção a esta transição, portanto, podem ser necessárias em escolas onde esse diagnóstico seja verificado.
O desinteresse do jovem em estudar é também apontado em alguns estudos. Ele pode se traduzir em baixo aprendizado, infrequência às aulas, e falta de senso de pertencimento. Ouvir os estudantes, melhorar o clima escolar, aproximar a família da escola e envolver os próprios jovens nas ações para evitar que seus colegas desistam são ações bastante citadas por gestores como efetivas.
Há também variáveis externas como a necessidade de trabalhar – que afeta principalmente os meninos – e a gravidez precoce não planejada – no caso das meninas. Mesmo sabendo que esses são fatores que extrapolam os muros da escola, há ações que podem ser feitas por gestores para mitigar o problema. As estatísticas educacionais revelam também que o problema é maior entre jovens negros do sexo masculino, o que requer que a escola tenha atenção para ações que incorporem a dimensão da diversidade enquanto um valor.
Como afirma o pesquisador Reynaldo Fernandes, em estudo feito para o Instituto Unibanco sobre o tema, a evasão “não é um ato repentino, mas fruto de um processo lento de desengajamento do estudante da escola”.
Soluções em destaque para esse desafio
Outras soluções para esse desafio
Monitoramento de faltas, com apoio dos alunos
A diretora da E.E.F.M. José Waldemar Alcântara e Silva (Fortaleza-CE), Maria de ...
Saiba maisAções de acolhimento desde o primeiro dia de aula
Ramon Sant’ana Barcellos, diretor da E. E. E. F. M. Vila Nova Colares (Serra-ES)...
Saiba maisAulas de reforço no 1º ano do ensino médio
Na Unidade Escolar Dona Rosaura Muniz Barreto(São Miguel do Tapuio-PI), os profe...
Saiba maisAcompanhamento constante do desempenho para evitar...
A equipe gestora e docente do C. E. Deputado José Alves de Assis (Mineiros-GO) d...
Saiba maisMudanças em práticas pedagógicas e núcleo de Busca...
Na E. E. M. Elza Gomes Martins (Pedra Branca-CE) , o diagnóstico principal da eq...
Saiba maisAtenção na transição do fundamental para o médio
Flávia Oliveira, orientadora pedagógica da E. M. Alcino Francisco da Silva (Tere...
Saiba maisMobilização dos estudantes para diminuir a evasão
A estudante Rayanne Martins Farias, da E. E. F. M. Adahil Barreto Cavalcante (Ma...
Saiba maisGincana estudantil incentivou busca por evadidos
O diretor Flaviano Cândido da Costa e a equipe da E. E. Professora Ester Siqueir...
Saiba maisMudanças em práticas pedagógicas
Ramon Sant’ana Barcellos, diretor, e Vinícius Loureiro Castoldi, estudante da E....
Saiba maisControle de frequência para diminuir evasão
Valquiria Batista de Assis, gestora da Escola Dom Constantino Luers (Campo Alegr...
Saiba maisReorganização do ano letivo em módulos semestrais
A diretora Cyntia Lopes e a ex-aluna Alana Carvalho, da E. E. F. M. Integrada 2 ...
Saiba maisGincana, monitoramento e café com a direção
Na escola E. E. M. Prof. Maria Afonsina Diniz Macêdo (Várzea Alegre-CE) foi conc...
Saiba maisVisita da diretora à casa dos alunos
Depois de pedir aos estudantes para contactarem colegas evadidos e de fazer liga...
Saiba maisTem uma solução?
Conte aqui!