Play
19 Resultados encontrados
Filtros

Filtrado por:

Estado

Ver todos
Limpar Filtro
Play
19 resultados encontrados
Ilustração
Ilustração

Desafio

O que pode ser feito nas escolas para diminuir a evasão?

Possíveis causas

É importante antes de buscar soluções para a evasão escolar refletir sobre suas causas, que tendem a ser múltiplas. As estatísticas educacionais mostram que há grupos em maior risco, e períodos em que o problema é mais crítico. No ensino médio, por exemplo, as maiores taxas de evasão são verificadas no 1º ano, quando, em muitas redes, além da transição do fundamental para o médio, há também a transição de um estabelecimento municipal para um estadual. Ações que deem especial atenção a esta transição, portanto, podem ser necessárias em escolas onde esse diagnóstico seja verificado. 

O desinteresse do jovem em estudar é também apontado em alguns estudos. Ele pode se traduzir em baixo aprendizado, infrequência às aulas, e falta de senso de pertencimento. Ouvir os estudantes, melhorar o clima escolar, aproximar a família da escola e envolver os próprios jovens nas ações para evitar que seus colegas desistam são ações bastante citadas por gestores como efetivas.

Há também variáveis externas como a necessidade de trabalhar – que afeta principalmente os meninos – e a gravidez precoce não planejada – no caso das meninas. Mesmo sabendo que esses são fatores que extrapolam os muros da escola, há ações que podem ser feitas por gestores para mitigar o problema. As estatísticas educacionais revelam também que o problema é maior entre jovens negros do sexo masculino, o que requer que a escola tenha atenção para ações que incorporem a dimensão da diversidade enquanto um valor.

Como afirma o pesquisador Reynaldo Fernandes, em estudo feito para o Instituto Unibanco sobre o tema, a evasão “não é um ato repentino, mas fruto de um processo lento de desengajamento do estudante da escola”.

Soluções em destaque para esse desafio

Outras soluções para esse desafio

Schoolgirl

Monitoramento de faltas, com apoio dos alunos

A diretora da E.E.F.M. José Waldemar Alcântara e Silva (Fortaleza-CE), Maria de ...

Saiba mais
Schoolgirl

Ações de acolhimento desde o primeiro dia de aula

Ramon Sant’ana Barcellos, diretor da E. E. E. F. M. Vila Nova Colares (Serra-ES)...

Saiba mais
Schoolgirl

Aulas de reforço no 1º ano do ensino médio

Na Unidade Escolar Dona Rosaura Muniz Barreto(São Miguel do Tapuio-PI), os profe...

Saiba mais
Schoolgirl

Acompanhamento constante do desempenho para evitar...

A equipe gestora e docente do C. E. Deputado José Alves de Assis (Mineiros-GO) d...

Saiba mais
Schoolgirl

Mudanças em práticas pedagógicas e núcleo de Busca...

Na E. E. M. Elza Gomes Martins (Pedra Branca-CE) , o diagnóstico principal da eq...

Saiba mais
Schoolgirl

Atenção na transição do fundamental para o médio

Flávia Oliveira, orientadora pedagógica da E. M. Alcino Francisco da Silva (Tere...

Saiba mais
Schoolgirl

Mobilização dos estudantes para diminuir a evasão

A estudante Rayanne Martins Farias, da E. E. F. M. Adahil Barreto Cavalcante (Ma...

Saiba mais
Schoolgirl

Gincana estudantil incentivou busca por evadidos

O diretor Flaviano Cândido da Costa e a equipe da E. E. Professora Ester Siqueir...

Saiba mais
Schoolgirl

Mudanças em práticas pedagógicas

Ramon Sant’ana Barcellos, diretor, e Vinícius Loureiro Castoldi, estudante da E....

Saiba mais
Schoolgirl

Controle de frequência para diminuir evasão

Valquiria Batista de Assis, gestora da Escola Dom Constantino Luers (Campo Alegr...

Saiba mais
Schoolgirl

Reorganização do ano letivo em módulos semestrais

A diretora Cyntia Lopes e a ex-aluna Alana Carvalho, da E. E. F. M. Integrada 2 ...

Saiba mais
Schoolgirl

Gincana, monitoramento e café com a direção

Na escola E. E. M. Prof. Maria Afonsina Diniz Macêdo (Várzea Alegre-CE) foi conc...

Saiba mais
Schoolgirl

Visita da diretora à casa dos alunos

Depois de pedir aos estudantes para contactarem colegas evadidos e de fazer liga...

Saiba mais

Tem uma solução? 
Conte aqui!

COMPARTILHE SUA SOLUÇÃO