Ilustração
Desafio: O que pode ser feito nas escolas para diminuir a evasão?

Reorganização do ano letivo em módulos semestrais

Resumo da solução

A diretora Cyntia Lopes e a ex-aluna Alana Carvalho, da E. E. F. M. Integrada 2 de Maio (Fortaleza-CE), falam sobre como a escola diminuiu o índice de evasão do Ensino Médio noturno com a organização semestral das disciplinas. A evasão chegava a 54% dos estudantes. Para combater o problema, foi realizada uma reorganização das disciplinas, para que os estudantes tivessem a oportunidade de concluir blocos de disciplinas a cada semestre. Antes, a organização era de um ano letivo inteiro, e os estudantes que deixavam os estudos no segundo semestre perdiam todo o aproveitamento. A organização por semestre deu incentivo aos estudantes para concluírem o curso, pois sabiam que o esforço não seria em vão. Com isso, a evasão caiu a 9%.


Depoimento por: Cyntia Lopes (gestora) e Alana Carvalho (ex-aluna)
Instituição: E. E. F. M. Integrada 2 de Maio )

TEMAS TRABALHADOS:

Evasão escolar; Práticas educativas; Cotidiano escolar

Para saber mais sobre o tema:

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?