Ilustração
Desafio: O que pode ser feito nas escolas para diminuir a evasão?

Acompanhamento constante do desempenho para evitar a evasão

Resumo da solução

A equipe gestora e docente do C. E. Deputado José Alves de Assis (Mineiros-GO) decidiu fazer um acompanhamento contínuo de desempenho dos estudantes envolvendo toda a comunidade escolar. A prática consiste na análise de resultados bimestrais por disciplina; envio de carta registrada ao responsável pelo estudante mostrando como está o desempenho escolar; e reuniões individuais com os pais para acompanhamento pedagógico. Além disso, são realizados encontros periódicos com os professores para análise dos gráficos de rendimento escolar e monitoramento do excesso de faltas. Os índices de evasão caíram, os pais passaram a participar mais da vida escolar dos filhos, e os professores criaram o hábito de analisar os gráficos de desempenho, alterando os planejamentos sempre que necessário e inovando as práticas pedagógicas a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

Depoimento completo:

Um diagnóstico realizado em nossa escola revelou altos índices de evasão e aprovação com progressão, nos desafiando a buscar soluções para combater o problema. Em uma reunião que envolveu o Grupo Gestor e os professores, começamos a delinear uma estratégia de acompanhamento contínuo de desempenho, definindo que o projeto necessariamente teria de envolver toda a comunidade escolar.

Nossa prática consiste na análise de resultados bimestrais por disciplina; envio de carta registrada ao responsável pelo estudante, mostrando como está seu desempenho escolar, favorável ou não; e reuniões individuais com os pais para acompanhamento pedagógico. Além disso, são realizados encontros periódicos com os professores para análise dos gráficos de rendimento

escolar e monitoramento do excesso de faltas.

A ação foi implementada ao longo do ano de 2018 e foi tão bem-sucedida que decidimos mantê-la entre nossas prioridades para 2019. Na época em que a adotamos, a escola registrava um aumento da evasão no terceiro e no quarto bimestres, quando os estudantes deixavam de ir ao colégio para ingressar no mercado de trabalho. Isso era corriqueiro na 3ª série do Ensino Médio e já nos preocupava. Mas o que acendeu o alerta em relação ao problema foi perceber que os estudantes de 1ª e 2ª séries também estavam se afastando da escola pelo mesmo motivo. Em consequência dessas faltas excessivas, vinha a aprovação com progressão.

Com a estratégia que adotamos, tivemos resultados surpreendentes. A porcentagem de evadidos, que em 2017 era 19,9%, caiu para 17% em 2018; enquanto o índice de aprovados sem progressão subiu de 74%, em 2017, para 94,7% em 2019.

É um trabalho que requer a participação de toda a comunidade escolar. No nosso projeto, coube ao Grupo Gestor levantar os dados e gráficos de desempenho e realizar reuniões pedagógicas com professores,  estudantes protagonistas (agentes jovens) e os pais. Os professores criaram o hábito de analisar os gráficos de desempenho, alterando os planejamentos sempre que necessário e inovando nas práticas pedagógicas a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Os pais, por sua vez, passaram a participar mais da vida escolar de seus filhos.

Aprendemos o quanto é importante a reavaliação de ações durante o ano letivo, o impacto positivo que tem o trabalho em grupo na busca de um objetivo comum e como é imprescindível a socialização com os estudantes. Afinal, a vida pessoal dos jovens interfere decisivamente em seu desempenho escolar.

Escolhemos divulgar esta prática por acreditar que outras escolas estejam enfrentando os mesmos problemas. Talvez elas possam se inspirar em nossa experiência, que é trabalhosa, mas de fácil implementação, com resultados muito positivos.


Depoimento por: Juliana de Cássia Stela Almeida (coordenadora pedagógica)
Instituição: C. E. Deputado José Alves de Assis)

TEMAS TRABALHADOS:

Evasão escolar; Desempenho escolar; Relação Escola-Família; Infrequência

Para saber mais sobre o tema:

Esta solução faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar de Goiás (2019)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?