PALAVRA-CHAVE BUSCADA
4726 resultados encontrados- Clima e ambiente escolar
ITENS DO OBSERVATÓRIO
Indicadores de condições institucionais para a alfabetização na escola
- 2025
- CEDOC
- Texto
A alfabetização é um processo crucial que influencia toda a vida dos estudantes. A Roda Educativa observa que o sucesso nesse processo depende de uma rede de apoio institucional. Os indicadores apresentados neste material são ferramentas para promover uma gestão mais efetiva do processo alfabetizador, assegurando que todos os estudantes tenham o direito de a...
Trabalho socioemocional impulsiona o rendimento dos alunos
- 29/05/2025
- Radar de Imprensa
- Texto
Você já percebeu como alguns alunos têm facilidade em interagir com os colegas, lidar com as emoções ou tomar decisões com segurança? Já outros demonstram mais dificuldades. Observando comportamentos assim, as escolas têm investido na educação socioemocional, percebendo um impacto positivo tanto no crescimento pessoal quanto acadêmico dos estudantes. Habilid...
Transparência na prestação de contas aumentou confiança da comunidade
- 30/04/2025
- Banco de Soluções
- Texto
Uma mudança na legislação sobre administração de recursos escolares foi o ponto de partida na Escola Estadual Welson Mesquita de Oliveira para uma aproximação maior com as famílias e para a construção de relações de confiança. Nesse processo, as prioridades foram debatidas com o conselho escolar, onde também eram apresentados orçamentos, extratos bancários ...
Escola antirracista: representatividade importa
- 26/06/2024
- Luz, Câmera, Gestão
- Vídeo
A websérie Afrocaminhos: Juventudes Negras e Educação traz entrevistas de estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior que participam ou já participaram do projeto Afrocientista, além de falas de pesquisadores(as) da ABPN e especialistas como Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do ...
Os desafios da violência contra e nas escolas
- 22/05/2023
- Em Debate
- Vídeo
Até o ano 2000, não havia registros de atentados contra comunidades escolares no Brasil. Hoje, essa realidade é diferente. De acordo com dados divulgados nos últimos meses, entre 2002 e 2023 ocorreram 23 ataques a escolas, sendo metade deles nos últimos dois anos. Esses números apontam para um crescimento acentuado na frequência desses eventos, o que tem p...
Efeitos do ensino médio em tempo integral sobre o emprego formal, as matrículas no ensino superior e técnico nos municípios
- 2025
- CEDOC
- Texto
Neste artigo, pesquisadores investigam os impactos da adesão ao ensino integral no ensino médio em municípios selecionados, considerando os indicadores econômicos e educacionais. Resultados mostram efeitos positivos sobre o acesso ao ensino superior, especialmente em instituições públicas e para alunos cotistas, e na geração de empregos formais. Uma expans...
Desafios metodológicos nos estudos sobre a relação família-escola: como pesquisar um espaço íntimo
- 2025
- CEDOC
- Texto
A maior parte das pesquisas sociológicas sobre a relação família-escola adota entrevistas como ferramenta metodológica, enquanto observações ocorrem mais em instituições educativas. As metodologias discursivas geralmente consideram um único informante, ignorando dinâmicas familiares internas. Neste artigo, pesquisadores analisam a desconfiança em entrevista...
Autoridade e autonomia no contexto da violência escolar
- 2025
- CEDOC
- Texto
Baseado na obra 'A personalidade autoritária', este artigo explora a relação entre indivíduos predispostos ao preconceito e o apoio a regimes sociais autoritários. Foram analisados dados de 89 alunos do 7º ano de escolas públicas em São Paulo para verificar a existência de dois tipos de heteronomia em relação à autoridade escolar: adesão rígida à autoridade ...
Liderança docente: desenvolvimento de instrumento de identificação de docentes-líderes
- 2025
- CEDOC
- Texto
O estudo adaptou e testou um instrumento para avaliar o perfil de liderança de docentes de um curso de Medicina Veterinária em uma universidade de São Paulo. Realizado por meio de um questionário estruturado em cinco domínios, validado por seis especialistas, o estudo identificou características de liderança presentes nos docentes e aspectos a serem desenvo...
A conquista da escola: a escola nova entre o manifesto e as práticas administrativas
- 2025
- CEDOC
- Texto
Produzir sobre a Escola Nova no Brasil é tarefa árdua devido à amplitude de estudos sobre o período. André Paulilo propõe novos caminhos, destacando os aspectos administrativos de 1927–1938. Analisando as trajetórias de Azevedo, Lourenço Filho, Teixeira e Almeida Jr., Paulilo revela as estratégias administrativas e os desafios enfrentados pelos reformadores ...
Participação das famílias na gestão educacional: o lugar dos pais-professores
- 2025
- CEDOC
- Texto
Este artigo analisa interações entre responsáveis numa ação pública proposta pelo Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte. Observações, questionários e entrevistas demonstraram tensões entre responsáveis-professores e outros, condicionadas por classe, raça, gênero e capital cultural, refletindo diferenças posicionais, identitárias e no movimento de ...
Militarização da educação e opinião pública: reflexões sociológicas em enunciados do jornal o popular
- 2025
- CEDOC
- Texto
Esta pesquisa, utilizando referencial teórico de Bourdieu (2008; 1984) e o conceito de enunciados de Bakhtin (1997), selecionou e analisou textos publicados entre 2015 e 2018 no jornal "O Popular" sobre a militarização das escolas públicas em Goiás. O estudo descreve e analisa os posicionamentos sobre a militarização, investigando como são engendrados enqua...
Gestão escolar democrática: o que dizem as percepções de professores da rede estadual de ensino de santa catarina
- 2025
- CEDOC
- Texto
O artigo apresenta as percepções de professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina sobre a gestão escolar democrática. Utiliza-se de pesquisa qualitativa e quantitativa com questionários online para analisar as políticas que regulamentam a gestão escolar na rede estadual. Os resultados indicam que, apesar de alguns professores não reconhecerem a ge...
Roda de conversa e assembleia estudantil: por uma cultura da paz em uma comunidade escolar
- 2025
- CEDOC
- Texto
Parte de uma pesquisa de doutorado, este artigo busca compreender o processo dos conflitos escolares vetorizado por forças territoriais e a tentativa de implementar a convivência democrática por uma cultura de paz através das assembleias, enquanto dispositivos, em uma escola reconhecida por promover Educação Democrática. A cartografia social bem como as pist...
Discriminação no contexto escolar brasileiro: panorama das pesquisas
- 2025
- CEDOC
- Texto
Este estudo qualitativo analisa a discriminação em contextos escolares, de 2010 a 2023, por meio de revisão de 59 obras acadêmicas. Evidencia quatro categorias principais de pesquisa com foco na discriminação contra grupos específicos. Sugere abordagem interdisciplinar para compreender as complexidades e especificidades no contexto escolar.
Cada luta climática é uma luta política: novas tendências na justiça climática
- 2025
- CEDOC
- Texto
Este artigo explora e avalia os recentes desenvolvimentos conceituais e teóricos na literatura sobre justiça climática. Inicialmente moldados pela primeira geração de relatórios do IPCC e enraizados na ética aplicada, os primeiros debates sobre justiça climática enquadraram a crise climática principalmente como uma questão de mitigação. No entanto, com previ...
Como nascem os sonhos de jovens em desvantagem social?
- 2025
- CEDOC
- Texto
Este artigo, baseado em dados com estudantes adolescentes brasileiros e colombianos, propõe uma tipologia de sonhos: sonho como necessidade, sonho como oportunidade, sonho como alteridade e sonho como fruição. Discute-se como esses sonhos se manifestam no ambiente escolar e nas aulas de matemática e a importância da escola em proporcionar sonhos a jovens em ...
Explorando o papel do tempo nas práticas de sala de aula: perspectivas de professores e estudantes
- 2025
- CEDOC
- Texto
O artigo examina as funções educacionais relacionadas ao tempo nas práticas de sala de aula, investigando como a entrega do currículo molda a experiência temporal, como o tempo impacta as atividades curriculares e como professores e alunos negociam o tempo para atingir os objetivos do currículo. A pesquisa, realizada em escolas com currículos IB e IGCSE na P...
Desafios nas mudanças climáticas na educação | Weslley Cantelmo | Educação em Foco #02
- 17/02/2025
- CEDOC
- Áudio
Neste episódio do Educação em Foco, o professor Weslley Cantelmo comenta sobre o impacto das mudanças climáticas na educação e da necessidade de discutir essa agenda no espaço escolar.
O dilema dos smartphones em sala de aula entre ferramentas de aprendizado e barreiras cognitivas
- 2025
- CEDOC
- Texto
Este artigo investiga o impacto dos smartphones no ambiente escolar, com base em uma pesquisa realizada com uma professora de Língua Portuguesa, uma coordenadora pedagógica e uma estudante de uma Escola Cidadã Integral Estadual no sertão da Paraíba. A partir das percepções sobre o uso dos smartphones como ferramentas pedagógicas e seus desafios na sala de a...