Equidade

Coleção Educação LGBTI+

29/05/2023

CURADORIA: Instituto Unibanco

Introdução

 

O ambiente escolar tem como premissa a diversidade, que propõe a inclusão de todos(as) os(as) estudantes e suas diferenças em um mesmo contexto educativo. Por isso, é essencial enfrentar situações de discriminação e preconceitos no processo escolarização, despertando na comunidade o respeito, a compreensão e a convivência pacífica. 

Abordar a diversidade na área educacional é essencial e envolve a compreensão de fenômenos de preconceito e exclusão como a LGBTIfobia, o que implica um posicionamento contra o processo de colonização e dominação.

Segundo dados da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Intersexos o cenário educacional é caracterizado pela insegurança dos(as) estudantes LGBTI+ nas unidades escolares, onde há alto grau de agressões verbais, físicas, bem como outras formas de violência, sem respaldo dos sistemas educacionais, além de faltar profissionais preparados(as) para mediar essas situações e revertê-las, por meio de ações educacionais. 

Cada vez mais, a LGBTIfobia é entendida como um grave problema social, e as escolas são consideradas um espaço importante para fortalecer a cultura de respeito à diversidade sexual e de gênero. Nesse sentido, o(a) educador(a) atua como um(a) mediador(a), visando construir relacionamentos interculturais inclusivos que facilitem a promoção de situações de identificação de diferenças e realizando exercícios que permitam aos(às) alunos(as) se colocarem na posição sociocultural uns(umas) dos(as) outros(as). 

Esta coleção reúne uma série de materiais sobre LGBTIfobia e educação e foi elaborada com a curadoria do Instituto Unibanco para fomentar a discussão desse tema, trazendo dados, conceitos, boas práticas, relatos e experiências que buscam contribuir para a formulação de políticas educacionais para a melhoria da qualidade da convivência escolar. Por essa razão é uma leitura indispensável para os(as) profissionais da educação e todos(as) que se interessam por uma sociedade democrática. 

Boa leitura!

DESTAQUES DO CURADOR