Currículo

Coleção fortalecimento das aprendizagens dos estudantes

17/02/2023

CURADORIA: Instituto Reúna e Instituto Unibanco

Introdução

Após um longo período de interrupção das atividades presenciais nas escolas, e com aulas lecionadas em contexto remoto durante o período mais crítico da pandemia de covid-19, ficou especialmente difícil para os estudantes do Ensino Médio concluírem essa etapa de maneira que as aprendizagens fossem garantidas, permitindo-lhes dar continuidade nos estudos ou acessar o mundo do trabalho.

Somado a isso, ainda havia a situação dos estudantes que estavam matriculados no Ensino Fundamental que chegaram ao Ensino Médio com um déficit de aprendizagem intensificado pelos desafios desse período.

Em 2022, iniciou-se a implementação do novo Ensino Médio, e as redes tiveram que enfrentar dois desafios: recompor as aprendizagens perdidas no período pandêmico e, ao mesmo tempo, organizar suas estratégias de ensino em alinhamento às inovações da nova arquitetura dessa etapa.

Nos últimos anos, governos e instituições passaram a investir cada vez mais no desenho de ações voltadas à gestão pedagógica, enfocando o desenvolvimento de lideranças pedagógicas nas escolas brasileiras.

A gestão tem um papel essencial na organização dos espaços e na garantia dos tempos adequados para formações, atividades e avaliações, de forma que esse processo de fortalecimento das aprendizagens aconteça. É por meio de um trabalho planejado, direcionado e com liderança definida que as ações podem ser mais efetivas.

O Instituto Unibanco, por exemplo, com seu programa Jovem de Futuro, tem como objetivo apoiar as redes públicas educacionais na oferta de uma educação de maior qualidade, para o desenvolvimento integral de todos os estudantes, com equidade.

A aposta é na qualificação técnica da gestão, contribuindo para que as três instâncias (secretaria de Educação, regionais e escolas) atuem de forma mais integrada e coordenada para lidar com os desafios da rede em diferentes dimensões e ampliando as possibilidades de qualificar o processo de ensino-aprendizagem para todos os estudantes.

O trabalho da gestão escolar envolve diversos aspectos, como gestão de pessoas, físico-financeira, estratégica, relacional e pedagógica (ensino e aprendizagem).

A valorização da dimensão pedagógica da gestão esteve presente desde o início do programa, indicando, entre outros aspectos, a importância de assegurar a implementação do currículo para cada etapa de ensino.

Pensando nessa temática tão importante para a Educação Básica no país, na qualidade da aprendizagem dos estudantes no Ensino Médio e na efetivação de políticas públicas que permitam o fortalecimento de aprendizagens essenciais e a redução da defasagem, o Instituto Reúna e o Instituto Unibanco tornaram-se parceiros na iniciativa Fortalecimento da Aprendizagem.

Essa iniciativa educacional disponibiliza recursos didáticos e formativos para auxiliar na recomposição das aprendizagens de alunos do Ensino Médio. Está estruturada em três pilares: coerência pedagógica sistêmica, desenvolvimento integral e engajamento de coordenadores, professores e estudantes. A parceria foi desenvolvida a fim de responder aos efeitos imediatos da pandemia de covid-19, e a priorização curricular foi apontada como uma estratégia contextual para garantir aprendizagens essenciais a todos os estudantes, aquelas sem as quais a continuidade dos estudos atuais e futuros pode ficar bastante comprometida.

Com os impactos da pandemia de covid-19 no desenvolvimento do ensino imposto aos estudantes, revisitar o currículo e priorizar competências e habilidades essenciais para a progressão nas etapas escolares seguintes se configuraram como demandas pontuais para que as redes pudessem assegurar uma maior aprendizagem dos estudantes diante do tempo e dos recursos disponíveis.

Convidamos você a explorar sugestões de materiais com soluções aos desafios na temática que abordamos aqui. Veja a seguir.