Essa pesquisa utilizou o rap, uma das manifestações do Hip Hop, surgida no final do século XX nos EUA, fruto da resistência do povo negro e resultante do processo de urbanização; para refletir sobre as relações étnico-raciais na escola. A pesquisa pretendeu através do rap, uma manifestação diaspórica, compreender a forma com que os estudantes percebem rupturas e continuidades de resistência do povo negro ao longo da história do Brasil, bem como as africanidades e os marcadores da diferença presentes na sociedade brasileira.
Um galho na árvore da música negra: movimento Hip Hop e Rap no ensino de história e nas relações étnico-raciais da educação básica
Sobre o documento
- Data de publicação: 2018
- Autor(es): Montemezzo, Laura Ferrari
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS (Editora)
- Identificadores:
- Fonte: Abre em uma nova guia http://hdl.handle.net/10183/189298
- Data de Acesso à Fonte: 20/03/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 121 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual