Analisa as desigualdades de aprendizado entre grupos de alunos de acordo com categorias sociais como sexo, cor e nível socioeconômico, com base nos dados da Prova Brasil de 2005 a 2013. As desigualdades encontradas apontam que a análise de um sistema educacional deve considerar tanto sua qualidade como sua equidade. Conclui-se que nas cidades onde houve melhorias na qualidade educacional, não houve redução das desigualdades; as melhorias tem efeito apenas para os grupos sociais mais favorecidos.
Desigualdades educacionais no Ensino Fundamental de 2005 a 2013: hiato entre grupos sociais
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2016
- Autor(es): Alves, Maria Teresa Gonzaga | Soares, José Francisco | Xavier, Flavia Pereira
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Sociedade Brasileira de Sociologia (Editora)
- Identificadores: ISSN 2317-8507
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.sbsociologia.com.br/rbsociologia/index.php/rbs/article/view/181/84
- Data de Acesso à Fonte: 11/09/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 34 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição