Artigo

Desigualdades educacionais no Ensino Fundamental de 2005 a 2013: hiato entre grupos sociais

Resumo

Analisa as desigualdades de aprendizado entre grupos de alunos de acordo com categorias sociais como sexo, cor e nível socioeconômico, com base nos dados da Prova Brasil de 2005 a 2013. As desigualdades encontradas apontam que a análise de um sistema educacional deve considerar tanto sua qualidade como sua equidade. Conclui-se que nas cidades onde houve melhorias na qualidade educacional, não houve redução das desigualdades; as melhorias tem efeito apenas para os grupos sociais mais favorecidos.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 06/2016
  • Autor(es): Alves, Maria Teresa Gonzaga | Soares, José Francisco | Xavier, Flavia Pereira
  • Local de publicação: Porto Alegre
  • Instituição(ões) relacionada(s): Sociedade Brasileira de Sociologia (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2317-8507
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.sbsociologia.com.br/rbsociologia/index.php/rbs/article/view/181/84
  • Data de Acesso à Fonte: 11/09/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 34 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição