Artigo

As metas escolares do Ideb: uma proposta alternativa de cálculo

Resumo

O artigo propõe uma nova metodologia de cálculo das metas do Ideb. A principal justificativa é a constatação de que tais metas, como são calculadas, levam em conta apenas dados de fluxo e desempenho aferidos em um único ano (2005), segundo os dados do Censo Escolar e da Prova Brasil. Tampouco se considera explicitamente o índice socioeconômico (ISE) médio das escolas. O artigo então analisa dados de escolas públicas de Minas Gerais, repensando uma metodologia a partir dos problemas apresentados.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 12/2016
  • Autor(es): Pontes, Luís Antônio Fajardo | Soares, Tufi Machado
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1984-932X
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3956/3270
  • Data de Acesso à Fonte: 16/09/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 26 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial