O artigo propõe uma nova metodologia de cálculo das metas do Ideb. A principal justificativa é a constatação de que tais metas, como são calculadas, levam em conta apenas dados de fluxo e desempenho aferidos em um único ano (2005), segundo os dados do Censo Escolar e da Prova Brasil. Tampouco se considera explicitamente o índice socioeconômico (ISE) médio das escolas. O artigo então analisa dados de escolas públicas de Minas Gerais, repensando uma metodologia a partir dos problemas apresentados.
As metas escolares do Ideb: uma proposta alternativa de cálculo
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2016
- Autor(es): Pontes, Luís Antônio Fajardo | Soares, Tufi Machado
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 1984-932X
- Fonte: Abre em uma nova guia http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3956/3270
- Data de Acesso à Fonte: 16/09/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 26 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial