Artigo

Reforma do Ensino Médio no contexto da Medida Provisória nº 746/2016: Estado, currículo e disputas por hegemonia

RESUMO

O texto objetiva analisar a Medida Provisória (MP) nº 746/2016 e as questões relativas à reforma curricular do Ensino Médio. Parte do entendimento do currículo em suas dimensões restritas (matriz curricular) e ampla, como tecnologia social a serviço de ações hegemônicas e/ou contra hegemônicas, analisando os argumentos utilizados até sua aprovação como lei e as proposições em torno da Base Nacional Comum Curricular.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 06/2017
  • Autor(es): Ferretti, Celso João | Silva, Mônica Ribeiro da
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0101-7330
  • Fonte: https://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-38-139-00385.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 01/05/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 20 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

ITENS RELACIONADOS

Derivaçao

Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC)

Derivaçao

Lei da Reforma do Ensino Médio

Composiçao(in)

Educação & Sociedade