O artigo reflete sobre os mecanismos de produção do fracasso escolar de jovens negros e negras. A pesquisa foi realizada nos anos de 2012 e 2013 em algumas cidades do país; como resultados, evidenciam-se que o silenciamento acerca do racismo impacta diretamente na autoestima e autoimagem dos jovens, contribuindo direta e indiretamente para os elevados índices de evasão e reprovação neste grupo étnico-racial.
Mecanismos eficientes na produção do fracasso escolar de jovens negros: estereótipos, silenciamento e invisibilização
Sobre o documento
- Data de publicação: 2018
- Autor(es): Jesus, Rodrigo Ednilson de
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
- Identificadores: ISSN 0102-4698
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e167901.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 28/05/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição