Artigo

Mecanismos eficientes na produção do fracasso escolar de jovens negros: estereótipos, silenciamento e invisibilização

RESUMO

O artigo reflete sobre os mecanismos de produção do fracasso escolar de jovens negros e negras. A pesquisa foi realizada nos anos de 2012 e 2013 em algumas cidades do país; como resultados, evidenciam-se que o silenciamento acerca do racismo impacta diretamente na autoestima e autoimagem dos jovens, contribuindo direta e indiretamente para os elevados índices de evasão e reprovação neste grupo étnico-racial.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2018
  • Autor(es): Jesus, Rodrigo Ednilson de
  • Local de publicação: Belo Horizonte
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0102-4698
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e167901.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 28/05/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição

ITENS RELACIONADOS

Educação em Revista