A pesquisa busca compreender os desafios e as possibilidades relacionados à (re)articulação do planejamento estratégico como dinamizador da gestão participativa, no contexto de uma escola pública de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os resultados mostram que há uma efetiva integração (horizontalidade) entre a equipe diretiva, a formação continuada dos docentes, a participação das organizações (Conselho Escolar e Círculo de Pais e Mestres) nas instâncias pedagógica, administrativa e financeira. No entanto, constata-se uma baixa participação da comunidade, dos funcionários e até mesmo dos professores em determinados aspectos relacionados à gestão e ao Projeto Político Pedagógico.
(Re)articulação do planejamento estratégico e a gestão participativa no contexto escolar
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Trindade, Fernando Cunha
- Local de publicação: Santa Maria
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - UFSM (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/25850/DIS_PPGPPGE_2021_TRINDADE_FERNANDO.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Data de Acesso à Fonte: 28/05/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 120 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações