O artigo é um ensaio teórico que discute sobre o contexto da civilização contemporânea, nos planos global e nacional, e sobre os desafios que as crises de hoje representam para a educação ambiental. Tem por objetivo refletir sobre a magnitude das crises socioambiental, climática e sanitária e sobre as contribuições que a educação ambiental escolar pode oferecer para reverter ou mitigar as ameaças identificadas. As reflexões mostram a educação ambiental escolar não pode apenas reproduzir o contexto social e pedagógico, que o momento é de formação e transformação dos sujeitos para o exercício da liberdade e para a defesa da vida.
Uma educação para o fim do mundo? Os desafios socioambientais contemporâneos e o papel da Educação Ambiental em contextos escolarizados
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Lima, Gustavo Ferreira da Costa | Torres, Maria Betânia Ribeiro
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4060
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/er/a/mHtMQ5TBWkV8yd9fJ4kFW6K/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 26/04/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição