A pesquisa busca analisar o pensamento histórico de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas do norte do Paraná, acerca da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Os resultados mostram que a dinamização de conteúdos guiados pelos princípios da Lei 10.639/03 contribui para a aquisição de sentidos e repertórios conceituais antirracistas amparados pela história, que contribuem significativamente para a sofisticação do pensamento histórico de estudantes, tornando-o mais complexo, elaborado e embasado cientificamente ao romper com simplificações, generalizações e concepções reducionistas que circulam na história pública acerca das relações étnico-raciais.
"Tudo que eu achava que era uma coisa, na verdade era algo muito mais complexo": o ensino de História, a Lei 10.639/03 e a formação do pensamento histórico de jovens estudantes
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Gama, Eloá Lamin da
- Local de publicação: Londrina
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.uel.br/srv-c0003-s01/api/core/bitstreams/e099afaf-0319-4771-a891-918743b3c900/content
- Data de Acesso à Fonte: 14/08/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 297 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição