Artigo

Trajetórias de alunos com deficiência e as Políticas de Educação Inclusiva: da Educação Básica ao Ensino Superior

Resumo

O objetivo do estudo é analisar, a partir do Modelo Social da Deficiência, as trajetórias escolares de estudantes cotistas de uma instituição pública de Ensino Superior, antes do ingresso nesse nível de ensino. As narrativas dos estudantes trazem memórias das vivências fora e dentro da escola, com destaque para o apoio da família e de profissionais, que foi decisivo em suas histórias de vida, e para o acesso que tiveram a suportes e a recursos no ambiente escolar. Os resultados demonstraram que, embora os estudantes tivessem dificuldade em nomear de forma direta como a Política de 2008 impactou o seu percurso escolar, a possibilidade de escolarização em escola regular foi um diferencial que permitiu o acesso ao Ensino Superior.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Guimarães, Maria Cecília Alvim | Borges, Adriana Araújo Pereira | Van Petten, Adriana Valladão Novais
  • Local de publicação: Bauru
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1413-6538
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/rbee/a/WFpCcPQN95YxfqRjPW49sVz/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 08/08/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição