No segundo dia do Seminário Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, promovido pelo Sinpro, a palestra reflete sobre o capacitismo como uma barreira estrutural à inclusão, reforçando a importância de usar termos corretos, como "pessoa com deficiência", conforme a Convenção da ONU. Os convidados apontam que expressões capacitistas e o modelo biomédico reforçam a exclusão e defendem o modelo social, que reconhece a deficiência como uma forma legítima de estar no mundo. Também enfatizam que o capacitismo na escola legitima práticas excludentes, reafirmando a necessidade de educar todos os estudantes em igualdade de condições e combater discriminações no ambiente escolar.
Seminário Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva | Dia 2
Resumo
Composiçao(in)
Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: panoramas dos últimos 10 anos
Composiçao(in)
A constituição do público-alvo na Política de Educação Especial brasileira: movimentos e disputas no Interior do estado integral
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Painel de Indicadores da Educação Especial é atualizado com dados do Censo Escolar 2023
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Seminário Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva | Dia 1
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Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: panoramas dos últimos 10 anos
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A constituição do público-alvo na Política de Educação Especial brasileira: movimentos e disputas no Interior do estado integral
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Sobre o documento
- Data de publicação: 03/08/2024
- Instituição(ões) relacionada(s): Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Realizadora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.youtube.com/live/dnf9BI4aFy0?si=rcBvWQyW1rJgV5aY
- Data de Acesso à Fonte: 06/12/2024
- Suporte: Vídeo
- Tipologia: Evento
- Tamanho: 2 horas 7 minutos 20 segundos
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição