O estudo tem por objetivo evidenciar os movimentos políticos e sua participação na constituição do público-alvo das políticas de Educação Especial no Brasil. Apoiadas no conceito de Estado Integral, verifica-se que as instituições privadas e assistenciais marcam posição nas definições das políticas de Educação Especial. A análise também mostra que a participação desses movimentos acontece em níveis diferentes, com os movimentos de e para pessoas com deficiência, adotando a estratégia de participação em cargos públicos na esfera do aparelho de Estado para que seus interesses sejam incorporados às políticas educacionais.
A constituição do público-alvo na Política de Educação Especial brasileira: movimentos e disputas no Interior do estado integral
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Garcia, Rosalba Maria Cardoso | Barcelos, Liliam Guimarães de
- Local de publicação: Bauru
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (Editora)
- Identificadores: ISSN 1413-6538
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/rbee/a/wM3sNT4FRMqRdqcYTR8YX4M/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 08/08/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial