A pesquisa busca conhecer a organização das práticas pedagógicas em educação especial, refletindo sobre os processos de articulação e colaboração na escola como possibilidade de proporcionar acessibilidade curricular. Os resultados mostram que a educação especial, no contexto pesquisado, está organizada majoritariamente com a oferta do Atendimento Educacional Especializado. As práticas pedagógicas organizam-se prioritariamente com atendimento em salas de recursos. Destaca-se que o acesso ao currículo é limitado e é possível perceber a manutenção da cisão entre ensino comum e educação especial, ainda que ocupem o mesmo espaço físico (a escola comum).
Práticas pedagógicas articuladas entre ensino comum e educação especial: possibilidades de acesso ao currículo
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Rosa, Maiandra Pavanello da
- Local de publicação: Santa Maria
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/24678/TES_PPGEDUCA%c3%87%c3%83O_2022_ROSA_MAIANDRA.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Data de Acesso à Fonte: 07/09/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 202 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações