A pesquisa busca averiguar e analisar os motivos que embasam o encaminhamento de estudantes para salas de recursos da rede municipal de São Paulo, com recorte de gênero e cor/raça, cotejando-os com orientações e/ou critérios oficiais para o seu encaminhamento. A análise dos dados mostra que, em uma escola municipal paulistana de Ensino Fundamental, a maioria dos estudantes atendidos na sala de recursos possuía laudo clínico e não havia predominância de estudantes negros, todavia, pode-se considerar, tal como em outros estudos brasileiros, que a professora tendeu a "embranquecer" alguns deles. Em relação a situação socioeconômica, verifica-se que os estudantes, tal como a amostra de estudantes das classes comuns dessa escola, estão inseridos na classe C.
Educação especial e processos de encaminhamento para salas de recursos: relações de gênero e cor/raça
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2013
- Autor(es): Gonzalez, Roseli Kubo
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - USP (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29072013-141118/publico/ROSELI_KUBO_GONZALEZ.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 26/06/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 258 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados