O artigo apresenta a construção de indicadores avaliativos do clima escolar organizacional e das práticas de gestão e lideranças, a partir de uma amostra formadas por 1.301 docentes dos estados de Espírito Santo e Piauí, participantes do estudo Práticas de Gestão, Liderança Educativa e Qualidade da Educação em Escolas de Ensino Médio no Brasil (PGLEQ). Os resultados apontam que a metodologia produz associações significativas, que cada indicador mede seus respectivos constructos e propicia elementos reflexivos capazes de mobilizar a escola, a partir das percepções de seus atores, a investirem na melhoria geral da instituição.
Práticas de gestão, liderança e clima escolar organizacional: percepções de docentes do Ensino Médio
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2024
- Autor(es): Moro, Adriano | Vivaldi, Flávia Maria de Campos | da Cunha Valle, Raquel
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Cidade de São Paulo (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-8632
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual