Artigo

Políticas inovadoras para o ensino médio no Brasil: um estudo de caso do ProEMI

Resumo

O artigo busca analisar o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) no estado do Espírito Santo, no período entre 2012 e 2016. O estudo mostra que a implantação do ProEMI deu-se conforme a realidade do sistema educacional e de cada escola e, de acordo com os participantes da pesquisa, os resultados são: o recebimento dos recursos financeiros e sua gestão proporcionaram experiências aos docentes e aos estudantes até então não vivenciadas por esses eles, além de novas relações de trabalho e de perspectivas de ensino-aprendizagem. Tais resultados mostram que o Programa pode realizar algo novo, simbólico e representativo do investimento estatal no Ensino Médio.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 12/2021
  • Autor(es): Ferreira, Eliza Bartolozzi | Tartaglia, Leonara Margotto | Bastos, Roberta Freire
  • Local de publicação: Brasília
  • Instituição(ões) relacionada(s): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0034-7183
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Pn9LJLTNnxzPPwXfHsWz8nx/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 24/08/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 22 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial