O artigo busca analisar o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) no estado do Espírito Santo, no período entre 2012 e 2016. O estudo mostra que a implantação do ProEMI deu-se conforme a realidade do sistema educacional e de cada escola e, de acordo com os participantes da pesquisa, os resultados são: o recebimento dos recursos financeiros e sua gestão proporcionaram experiências aos docentes e aos estudantes até então não vivenciadas por esses eles, além de novas relações de trabalho e de perspectivas de ensino-aprendizagem. Tais resultados mostram que o Programa pode realizar algo novo, simbólico e representativo do investimento estatal no Ensino Médio.
Políticas inovadoras para o ensino médio no Brasil: um estudo de caso do ProEMI
Resumo
Composiçao(in)
As formações no âmbito da parceria Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro – ProEMI/JF
Composiçao(in)
Relatório de resultados - Pesquisa do Histórico da Implementação do ProEMI/Jovem de Futuro: validade do instrumento e heterogeneidade do impacto
Composiçao(in)
O contexto histórico e o processo de criação do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)
Composiçao(in)
As formações no âmbito da parceria Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro – ProEMI/JF
Composiçao(in)
Relatório de resultados - Pesquisa do Histórico da Implementação do ProEMI/Jovem de Futuro: validade do instrumento e heterogeneidade do impacto
Composiçao(in)
O contexto histórico e o processo de criação do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2021
- Autor(es): Ferreira, Eliza Bartolozzi | Tartaglia, Leonara Margotto | Bastos, Roberta Freire
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Editora)
- Identificadores: ISSN 0034-7183
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Pn9LJLTNnxzPPwXfHsWz8nx/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 24/08/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 22 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial