Artigo

Políticas de participação de estudantes: Psicologia na democratização da escola

Resumo

O artigo busca levantar e descrever as políticas de participação de estudantes na escola, identificar os métodos propostos para a efetivação destas políticas e refletir sobre como a Psicologia Escolar pode contribuir no desenvolvimento destas propostas. O estudo evidencia que, apesar da existência de leis específicas que assegurem a participação de estudantes como necessária para a gestão democrática, a efetivação destas práticas ainda precisa encontrar caminhos para se concretizar. Os autores indicam que as ações da Psicologia na escola podem favorecer o fortalecimento dos espaços participativos, desenvolver as capacidades de diálogo, negociação e resolução não violenta dos problemas cotidianos.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 06/2018
  • Autor(es): Carvalho, João Paulo Mendes | Meireles, Jacqueline | Guzzo, Raquel Souza Lobo
  • Local de publicação: Brasília
  • Instituição(ões) relacionada(s): Conselho Federal de Psicologia (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1414-9893
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/pcp/a/wgbW9qq5SyBdgHBSfRmZW8y/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 11/10/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 13 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição