O artigo busca levantar e descrever as políticas de participação de estudantes na escola, identificar os métodos propostos para a efetivação destas políticas e refletir sobre como a Psicologia Escolar pode contribuir no desenvolvimento destas propostas. O estudo evidencia que, apesar da existência de leis específicas que assegurem a participação de estudantes como necessária para a gestão democrática, a efetivação destas práticas ainda precisa encontrar caminhos para se concretizar. Os autores indicam que as ações da Psicologia na escola podem favorecer o fortalecimento dos espaços participativos, desenvolver as capacidades de diálogo, negociação e resolução não violenta dos problemas cotidianos.
Políticas de participação de estudantes: Psicologia na democratização da escola
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2018
- Autor(es): Carvalho, João Paulo Mendes | Meireles, Jacqueline | Guzzo, Raquel Souza Lobo
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Conselho Federal de Psicologia (Editora)
- Identificadores: ISSN 1414-9893
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/pcp/a/wgbW9qq5SyBdgHBSfRmZW8y/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 11/10/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 13 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição