O artigo tem por objetivo levantar as políticas de formação e carreira docente indígenas no estado de Rondônia, no período entre 1988 e 2018, e analisá-las a partir das perspectivas de gestores) da Educação Escolar Indígena do estado. Os resultados mostram o avanço do estado de Rondônia na política de formação docente e no plano de carreira específico para os indígenas. Conclui-se que o protagonismo das organizações indígenas no estado possibilita o desenvolvimento de políticas educacionais e formativas para estes povos, embora evidenciem-se situações burocráticas na efetivação e progresso dessas políticas.
Políticas de Formação e Carreira Docente Indígena em Contexto Amazônico
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Storch, Cleude Alcantara Alves | Tamboril, Maria Ivonete Barbosa
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Conselho Federal de Psicologia (Editora)
- Identificadores: ISSN 1414-9893
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/pcp/a/PvjRT6myDGZwVvFvnqmqp3D/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 07/09/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 13 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição