O estudo tem por objetivo analisar o percurso da atual política de educação especial angolana, os contextos da tardia Proclamação da Independência, da guerra civil e da pobreza extrema do país que o influenciam em grande escala, a sua implementação e que também é impactada pela diversidade cultural do país. Os resultados mostram que a educação especial em Angola é concebida como uma área específica e diferenciada da educação geral, fundamentada no modelo médico da deficiência. Contudo, fica evidente no discurso político a intenção de fazer o sistema educativo cada vez mais inclusivo, ainda que as práticas revelem que esse é um caminho longo a ser percorrido.
Políticas de Educação Especial numa perspectiva inclusiva em Angola: contexto, avanços e necessidades emergentes (1979-2017)
Resumo
Composiçao(in)
Política de educação especial: considerações sobre público-alvo, formação de professores e financiamento
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A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2007-2018): desafios para a constituição de Sistemas educacionais inclusivos no Brasil
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Política de educação especial: considerações sobre público-alvo, formação de professores e financiamento
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A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2007-2018): desafios para a constituição de Sistemas educacionais inclusivos no Brasil
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Antonio, António | Mendes , Geovana Mendonça Lunardi | González, Osvaldo Hernández
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4060
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/er/a/T4ygrJj5rH6dHYdrPxsdnzD/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 08/08/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 22 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição