Artigo

Políticas de Educação Especial numa perspectiva inclusiva em Angola: contexto, avanços e necessidades emergentes (1979-2017)

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar o percurso da atual política de educação especial angolana, os contextos da tardia Proclamação da Independência, da guerra civil e da pobreza extrema do país que o influenciam em grande escala, a sua implementação e que também é impactada pela diversidade cultural do país. Os resultados mostram que a educação especial em Angola é concebida como uma área específica e diferenciada da educação geral, fundamentada no modelo médico da deficiência. Contudo, fica evidente no discurso político a intenção de fazer o sistema educativo cada vez mais inclusivo, ainda que as práticas revelem que esse é um caminho longo a ser percorrido.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Antonio, António | Mendes , Geovana Mendonça Lunardi | González, Osvaldo Hernández
  • Local de publicação: Curitiba
  • Instituição(ões) relacionada(s): Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0104-4060
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/er/a/T4ygrJj5rH6dHYdrPxsdnzD/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 08/08/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 22 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição