Este artigo discute relações entre liderança da diretora escolar, qualificação das equipes docentes e desempenho estudantil, em 139 escolas do Piauí e do Espírito Santo, a partir dos dados da pesquisa Práticas de Gestão, Liderança Educacional e Qualidade da Educação em Instituições de Ensino Médio no Brasil. Os resultados mostram que escolas com equipes docentes mais qualificadas tendem a apresentar melhores desempenhos; escolas com gestão focalizada em resultados tendem a apresentar melhor desempenho (com desigualdade, em alguns casos, entre escolas com equipes mais ou menos qualificadas). E escolas cujas lideranças focalizam tanto processos escolares quanto resultados estudantis tendem a ter melhores e mais equilibrados desempenhos.
Perfil de liderança da diretora escolar sobre as equipes docentes: focalização em processos ou em resultados
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2024
- Autor(es): Souza, Ângelo Ricardo de | Finatti, Renata Riva | Sabadine, Ketlyn Marcieli Ferreira
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Cidade de São Paulo (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-8632
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 29 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual